segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Recordações do Natal

Nos meus tempos de miúdo, era o 'musgo' o que eu mais gostava de ir apanhar para fazer o Presépio em casa. Procurava sempre extrair, da terra, pequenas placas que tornassem mais fácil atapetar o meu pequeno 'mundo' do Presépio. Depois vinha a fase de distribuir as figurinhas de barro, começando antes pela escolha do melhor local para a 'cabaninha', onde a vaca e o burro 'aqueceriam' o meu menino Jesus, sempre acompanhado pela sua Mãe e pelo S. José. Cá fora, além dos Reis Magos, tinha um anjo, algumas ovelhinhas e um pastor. As figuras eram poucas, dadas pela prima Celeste, porque naquele tempo o dinheiro lá em casa era muito pouco.

E todos os anos era assim!

Ah! Também havia a Árvore de Natal! As luzes eram poucas, mas tão bonitas aos meus olhos. De lá para cá, tudo mudou.

Agora é mais 'simples' fazer o Presépio e decorar a Árvore de Natal, que tem mais luzes e vários 'programas' de efeitos luminosos. Mas perdeu alguma piada, talvez até algum sentido. Inundados pela publicidade aos milhares de brinquedos, ofuscados pelos milhões de lâmpadas das iluminações de Natal, os miúdos andam mais distraídos!

Os sonhos são diferentes!

Naqueles dias de Natal, o mais importante para mim eram os chocolatinhos: a bolinhas com recheio, o pai-natal de chocolate... hummmmm.... eram tão bons aqueles chocolatinhos!

E qual seria o presente de Natal? Se fosse um comboio eléctrico... (sonhei anos a fio em ter um, mas esse sonho nunca se concretizou).

Mas era tão bom ver a família reunida, brincar com os meus primos, rever os meus avós! É que naquele tempo viajávamos poucas vezes e poucas vezes estávamos tão juntos como no Natal. E para si? Como era o Natal? Como é o Natal?

Espero que seja um Santo Natal com saúde e alegria, junto da família e dos amigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário